Notícias

Qualquer atividade sistematizada poderá ser afetada pela inteligência artificial

No mundo atual a sociedade precisa de AÇÃO e ATITUDE que tenha a redução de custos, despesas, tempo, e que resulte numa qualidade e produtividade positiva, e deve receber a aplicação de Capital dos investidores, diante da oscilação e volatilidade das aplicações em ações da Bolsa de Valores, Criptomoedas e demais investimentos

“Qualquer atividade laboral que obedeça a uma sistemática de ação e atitude, poderá ser afetada pela Inteligência Artificial, para reduzir tempo, custo, e melhorar a produtividade, eis uma verdade lógica, racional e incontestável.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

INTRODUÇÃO

No mundo atual a sociedade precisa de AÇÃO e ATITUDE que tenha a redução de custos, despesas, tempo, e que resulte numa qualidade e produtividade positiva, e deve receber a aplicação de Capital dos investidores, diante da oscilação e volatilidade das aplicações em ações da Bolsa de Valores, Criptomoedas e demais investimentos.

Com o mundo passando por problemas Econômicos, possível Recessão, com taxas de juros e inflação elevadas, com empresas de todos os portes e tamanhos passando por problemas de caixa, faturamento, vendas, lucratividade e incerteza de um futuro promissor, a sociedade sofrendo com desemprego, fome, pobreza, miséria, insuficiência alimentar, inadimplência, agregado a pífia qualidade educacional e saúde, e um futuro no mínimo discutível que abala a geração atual e a futura.

Em contrapartida se registra uma evolução exponencial da Inteligência Artificial que poderá elevar o desemprego, insegurança e agravos sociais, por motivos óbvios, e essa situação exige uma postura proativa da sociedade em se capacitar e se qualificar para conviver com a Inteligência Artificial.

PROFISSIONAL

O profissional brasileiro, qualquer que seja a sua profissão, principalmente se sua execução necessita de um planejamento sistemático para obter a solução de qualquer caso especifico, tais atividades laborais podem ser auxiliada pela Inteligência Artificial, já que tem maiores recursos a sua disposição.

O profissional precisa entender que através da Linguagem de Programação Computacional, tais como Python, SQL, Orange e Javascript, ou similar, e com o conhecimento do idioma inglês, podem agregar valor e melhorar a qualidade dos resultados esperados.

Todos os profissionais, precisam entender que a Inteligência Artificial, se perfaz de:

a) Algoritmo e o Qubits;

b) Lógica Fuzzy;

c) Machine Learning;

d) Deep Learning;

e) Rede Neural;

f) Data Mining;

g) Informações e dados In The Cloud

Devemos entender que a Inteligência Artificial, a disposição do profissional, corrobora para melhorar os resultados onde ambos (profissional e inteligência Artificial) possa agir a atuar, gerando uma simbiose qualitativa de grande valia para reduzir as desigualdades sociais, melhorar a economia e transformar as potencialidades econômicas do Brasil em números que reduzam os agravos sociais.

O CHATBOT, CHATGPT-4Plus, CHATSONIC, e a existência de mais de 100(cem) I A’s, precisam ser do conhecimento dos profissionais, pois elas tem respostas, redigem, enxergam, falam, calculam, elaboram relatórios avaliativos, analisam, dão sugestões e demais fatos, desde que saibamos elaborar as perguntas devidas.

É fato incontestável que a sustentabilidade e a continuidade de qualquer profissão, implica obrigatoriamente no conhecimento do idioma inglês, de linguagem de programação e principalmente no conhecimento mais profundo da Inteligência Artificial.

FORMAÇÃO EDUCACIONAL

Acreditamos que a sobrevivência do profissional, prescinde da simbiose e do conhecimento da Inteligência Artificial, pois a simples existência do ser humano, em ocupar um espaço e respirar o ar, cometer erro, e aprender com eles, precisa entender que o mundo precisa dessa integração profissional.

A evolução do ser humano é completamente diferente da evolução da Inteligência Artificial, mas precisamos encontrar um ponto para continuar sobrevivendo, já que somos imagem e semelhança divina.

Acreditamos que a EDUCAÇÃO deva sofrer uma transformação qualitativa mais rápida e abrangente possível desde, o fundamental, médio, graduação, pós-graduação e demais, os gestores e corpo docente/discente, precisam entender que a NOVA SISTEMATICA DE EDUCAÇÃO, exige investimento, ações e atitudes compatíveis com o perfil do NOVO PROFISSIONAL que o Mercado exige.

O tempo e a base educacional ainda em andamento precisam de rápidas transformações, pois não podemos continuar com o sistema atual, sob o RISCO de produzir uma geração de INÚTEIS.

Salientamos que o filósofo israelense da atualidade e ainda vivo, YUVAL NOAH HARARI, em seus livros SAPIEN (best Seller), HOMO DEUS, 21 Reflexões sobre o Século XXI, Notas da Pandemia, e os livros de KAY FU LEE, nos remetem a um mundo digital que estamos vivenciando, e precisamos desse entendimento.

A relação do mundo atual com os ensinamentos ministradas pelos Institutos de Educação, precisam de sintonia que possam gerar no educando maior interesse em buscar a educação como plataforma que possa embasar o seu futuro promissor.

Face aos acontecimentos atuais, mesmo com pandemias, conflito bélicos, economia em declínio, acreditamos que o CONHECIMENTO ATUALIZADO é a maior moeda do mercado digital, e os conceitos aprendidos em O CAPITAL de Karl Marx, O CAPITAL DO SÉCULO XXI, e a IDEOLOGIA DO CAPITAL de Thomaz Piketty, e ainda em PRINCÍPIOS e A NOVA ORDEM EM TRANSFORMAÇÃO de Ray Dálio, precisam ser analisados com maior propriedade.

SISTEMATIZAÇÃO

A maioria das atividades laborais obedecem a uma sistemática de desenvolvimento na busca da solução e realização, e em sua maioria está descrita no Manual de Cargos e Salários, e passíveis de serem utilizadas pela robotização, nanotecnologia, automação ou mesmo a Inteligência Artificial.

A maioria das profissões obedecem uma sequência lógica, chamada de planejamento, para obter o resultado esperado, o grande problema é sua variabilidade no ato de sua execução.

Mas, mesmo sabendo da existência de imprevisibilidade na sua realização, hoje, o algoritmo, usando a Lógica Fuzzy e a Machine e Deep Learning, podem ser automatizadas, possibilitando a sua realização.

A maior empresa do mundo (Black Rock) tem uma Inteligência Artificial chamada de ALLADIN, a maioria dos Governos, Bancos e grandes Empresas, tem uma inteligência Artificial para ajudar suas atividades.

Os organismos internacionais e nacionais, tem uma inteligência artificial para facilitar sua execução e obter êxito em suas ações e atitudes.

Todas as profissões e profissionais precisam utilizar a Inteligência Artificial em suas atividades, isso é um fato facilmente comprovado.

Em consonância, os profissionais devem buscar a sua melhor capacitação e qualificação, para conviver som a I A, que evolui exponencialmente.

Diante desse fato, perguntamos ao CHATGPT – 4 PLUS, sobre sua competência na realização de atividades sistematizadas, e ela nos respondeu:

1. “Repetição e consistência: A Inteligência Artificial (IA) é altamente eficiente em realizar tarefas repetitivas com consistência, sem cansaço ou erros humanos. Isso é especialmente útil em atividades que exigem um alto nível de precisão, como o processamento de grandes volumes de dados.

2. Capacidade de aprendizado: As IA têm a capacidade de aprender a partir dos dados que recebem e podem ser treinadas para realizar tarefas específicas. Isso significa que elas podem ser usadas para automatizar tarefas que antes exigiam a intervenção humana, tornando os processos mais eficientes e precisos ao longo do tempo.

3. Análise de dados: As IA podem analisar grandes quantidades de dados em questão de segundos, identificando padrões e tendências que seriam impossíveis de serem identificadas manualmente. Isso é particularmente útil em atividades que envolvem análise de dados, como a detecção de fraudes ou a previsão de tendências de mercado.

4. Tomada de decisão: As IA podem ser programadas para tomar decisões com base em dados e regras pré-definidas. Isso é útil em atividades que envolvem a tomada de decisões repetitivas, como a aprovação de empréstimos bancários ou a avaliação de pedidos de seguro.

5. Redução de custos: Automatizar atividades com IA pode ajudar a reduzir custos, já que a tecnologia pode realizar tarefas de forma mais rápida e precisa do que os seres humanos, reduzindo a necessidade de contratar e treinar pessoas para realizar essas tarefas.”

CONCLUSÃO

Como citado anteriormente o Mundo está se transformando rapidamente, e os seres humanos precisam se adaptar a essa mudança o mais breve possível, para que possam manter a sustentabilidade e continuidade de suas atividades.

Daí, se faz necessário adota ações e atitudes que possam lhe capacitar e o qualificar diante dos avanços das inovações tecnológicas, portanto, aprender INGLÊS, e conhecer linguagem de computador, e se inteirar junto a Inteligência Artificial é um recurso vital para manter a sobrevivência.

E aquele que assim não se portar ou mesmo não entender estará fadado a integrar a uma massa de INÚTEIS de que trata os expert dos avanços da tecnologia.

O tempo, a educação, e a falta de recursos podem impactar essa ação integrativa mas não há outra opção, e devemos seguir um planejamento focado nesse aprendizado.

AUTORES: Elenito Elias da Costa, e o genial LEVY DA COSTA.