Notícias

Fatores positivos e negativos da inteligência artificial na formação educacional dos estudantes

No mundo em constante mudança, com economia em declínio, recessão econômica, taxas elevadas de juros e inflação, com adversidades climáticas e ambientais, conflitos bélicos, e a inegável mutação do Novo Mundo em Transformação por motivos óbvios

“Acreditamos que a pergunta mais importante, sobre a Inteligência Artificial na Educação, é identificar os Pontos Positivos e Negativos e encontrar um Ponto de Intersecção que possa adaptar educando e algoritmo, e implementar as melhorias conjuntamente.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

INTRODUÇÃO

No mundo em constante mudança, com economia em declínio, recessão econômica, taxas elevadas de juros e inflação, com adversidades climáticas e ambientais, conflitos bélicos, e a inegável mutação do Novo Mundo em Transformação por motivos óbvios, devemos entender que o futuro precisa de ações e atitudes que possam ser planejadas, executadas e melhoradas, e nesse raciocínio é inegável que a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE precisa de up grade urgente para acompanhar a evolução da Inteligência Artificial, sob o RISCO de retornarmos às cavernas.

A SOCIEDADE sofrendo com Desemprego, Fome, Pobreza, Miséria, Inadimplência, Insuficiência Alimentar, salários baixos, extinção de empregos por uso dos avanços da tecnologia, gula de Capital e de Poder, e com SISTEMAS em transformações, todo esse cenário exige uma simbiose eficiente da inteligência biológica com a artificial, para que juntas possam encontrar um consenso e que ambas possam conviver na busca de um futuro promissor.

Estamos cientes que para essa MUTAÇÃO se faz necessário sérios e fortes investimentos, pois estamos tratando da sobrevivência da espécie humana, diante dos avanços da tecnologia, e principalmente dos Algoritmos e dos Qubits.

É inconcebível que tenhamos tantas Potencialidades Econômicas (Brasil), e conservarmos uma desigualdade social tão voraz, o que nos faz refletir sobre a necessidades de uma MUDANÇA RADICAL, POIS HÁ 523 ANOS estamos esperando essa mudança.

IDEOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Sabemos que no Brasil há estabelecimentos de ensino com diversas ideologias educacionais, e mesmo com tantos recursos investidos em equipamentos, aeronaves e artefatos bélicos, estranhamos que nunca houve uma preocupação mais célere de em modo similar investir e obter os resultados junto a uma Educação de Qualidade.

O mais estranho é que há países que arrecadam recursos e m atém uma gestão desordenada junto a uma máquina administrativa que conserva Poderes que deveriam ser substituídos por uma Inteligência Artificial, pois resultaria em sobra de recursos que poderiam ser investidos em educação, saúde e infraestrutura, tão necessárias a sociedade, pois manter uma máquina com todos os seus DEFEITOS (Princípios, e Valores), deve ser considerado no mínimo leviano.

Em consonância ao termo do referido artigo, perguntamos ao WEBCHATGPT – 4 PLUS, sobre as ideologia educacionais e seus mentores, para eu possamos ter um entendimento mais prolixo, e ela nos brinda:

1. “Edgar Morin: A teoria educacional de Edgar Morin é baseada em sua visão de que a educação deve ser um processo holístico e integrado, que leve em conta a complexidade da vida e as múltiplas dimensões do conhecimento. Ele enfatiza a importância da educação como um processo contínuo e ao longo da vida, e destaca a importância da abordagem interdisciplinar para a aprendizagem. Com o uso da IA na educação de hoje, é possível criar sistemas de aprendizado adaptativos que podem levar em consideração as habilidades e necessidades individuais dos alunos, fornecendo-lhes materiais de estudo e atividades que sejam personalizados e relevantes para cada aluno.

2. Jack Dolar: Jack Dolar é um dos principais teóricos do aprendizado experiencial, que é uma abordagem de ensino que enfatiza a importância da experiência prática na aprendizagem. Ele acredita que o aprendizado deve ser uma experiência ativa e envolvente, onde os alunos têm a oportunidade de experimentar, testar e aplicar seus conhecimentos. Com o uso da IA na educação de hoje, é possível criar simuladores e ambientes virtuais que permitem aos alunos experimentar e aplicar seus conhecimentos em um ambiente seguro e controlado.

3. Jean Piaget: A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo enfatiza a importância do estágio de desenvolvimento da criança e como ela interpreta e organiza as informações que recebe. Ele acredita que o aprendizado ocorre através da interação do indivíduo com o ambiente e a experiência, e que as crianças constroem seu próprio conhecimento através de uma série de estágios de desenvolvimento. Com o uso da IA na educação de hoje, é possível criar sistemas de aprendizado adaptativos que levem em consideração o estágio de desenvolvimento de cada aluno, fornecendo-lhes atividades e materiais de estudo que sejam apropriados para o seu nível de desenvolvimento cognitivo.

4. Lev Vygotsky: A teoria de Vygotsky sobre a aprendizagem social enfatiza a importância da interação social e do diálogo na aprendizagem. Ele acredita que o aprendizado ocorre através da colaboração entre os alunos, onde as crianças aprendem com a ajuda de outras pessoas mais experientes. Com o uso da IA na educação de hoje, é possível criar sistemas de aprendizado colaborativo que permitam aos alunos trabalhar em equipe e colaborar uns com os outros em projetos e atividades de grupo, utilizando ferramentas de comunicação online e plataformas de aprendizado social.

5. Paulo Freire: A teoria educacional de Paulo Freire enfatiza a importância da educação crítica e libertadora, onde os alunos são encorajados a pensar criticamente sobre as estruturas de poder e a desafiar as normas sociais dominantes. Ele acredita que a educação deve ser um processo de conscientização, onde os alunos são capacitados a se tornarem agentes de mudança em suas próprias vidas e na sociedade em geral. Com o uso da IA na educação de hoje, é possível criar ferramentas de aprendizado que incentivem a reflexão crítica e o questionamento, permitindo que os alunos explorem e analisem informações de várias fontes e perspectivas.”

EXPERTS DA ATUALIDADE

Perguntamos ainda a WEBCHATGPT-4PLUS, sobre o entendimento dos experts atuais da Inteligência Artificial e a Educação ofertada pelas estabelecimento de ensino, e ela nos informou:

Kay Fu Lee e Yuval Noah Harari têm visões diferentes sobre como a inteligência artificial (IA) está impactando a educação atualmente.

Kay Fu Lee, um renomado especialista em IA, acredita que a tecnologia está transformando a educação e criando novas oportunidades de aprendizado. Em seu livro "AI Superpowers: China, Silicon Valley, and the New World Order", ele argumenta que a IA pode ajudar a personalizar o ensino, fornecendo aos alunos um aprendizado adaptativo e individualizado. Ele também acredita que a IA pode ajudar a melhorar a eficiência do ensino, permitindo que os professores se concentrem em atividades que exigem mais habilidades humanas, como liderança e conexão emocional com os alunos.

Por outro lado, Yuval Noah Harari, autor de "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade", tem uma visão mais crítica em relação à IA na educação. Ele argumenta que a tecnologia pode levar a uma perda de empregos para professores e a uma padronização do ensino, que pode prejudicar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos. Harari também alerta sobre a possibilidade de as empresas de tecnologia usarem a IA para influenciar o comportamento dos alunos, moldando suas crenças e valores.

Em suma, enquanto Kay Fu Lee vê a IA como uma ferramenta que pode melhorar a educação, Yuval Noah Harari adverte para os riscos e desafios que a tecnologia pode apresentar. Ambos concordam que a IA está mudando a educação, e é importante que educadores, alunos e governos entendam os benefícios e desafios dessa tecnologia emergente.”

FATORES POSITIVOS E NEGATIVOS

Pedimos ainda que enumerasse os Pontos Positivos e Negativos da Inteligência Artificial aplicada na formação educacional do educando, e ela nos informou:

“Claro, aqui estão alguns fatores positivos e negativos do uso da inteligência artificial (IA) na educação:

Fatores positivos:

1. Personalização da aprendizagem: a IA pode ajudar a personalizar a aprendizagem para cada aluno, adaptando o ritmo, o conteúdo e a abordagem de ensino de acordo com as necessidades e habilidades individuais.

2. Melhoria da eficiência do ensino: a IA pode ajudar os educadores a automatizar tarefas repetitivas e administrativas, permitindo que eles se concentrem mais em interações humanas e em fornecer suporte emocional e educacional personalizado.

3. Aprimoramento da avaliação: a IA pode ajudar a avaliar o progresso do aluno com mais precisão e objetividade, utilizando dados e análises para fornecer feedback personalizado e ajustar o ensino.

4. Acesso à educação: a IA pode ajudar a fornecer acesso à educação para pessoas em todo o mundo, independentemente de sua localização ou situação socioeconômica, ajudando a reduzir as desigualdades educacionais.

5. Melhoria da retenção de conhecimento: a IA pode ajudar a criar experiências de aprendizado mais envolventes e imersivas, tornando a educação mais atraente e aumentando a retenção de conhecimento.

Fatores negativos:

1. Dependência excessiva da tecnologia: o uso excessivo da IA na educação pode levar a uma dependência excessiva da tecnologia, o que pode prejudicar a capacidade dos alunos de aprender e resolver problemas por conta própria.

2. Viés algorítmico: a IA pode ter preconceitos embutidos em seus algoritmos, o que pode levar a resultados injustos ou discriminatórios na avaliação ou no processo de tomada de decisão.

3. Privacidade e segurança: a IA pode coletar e analisar grandes quantidades de dados pessoais dos alunos, o que pode levantar preocupações de privacidade e segurança.

4. Falta de conexão humana: o uso excessivo da IA na educação pode reduzir as interações humanas entre alunos e educadores, o que pode afetar negativamente o bem-estar emocional dos alunos e a qualidade geral da educação.

5. Falta de controle humano: o uso excessivo da IA na educação pode levar a uma perda de controle humano sobre o processo de ensino e aprendizagem, o que pode levar a resultados imprevisíveis ou indesejados.”

CONCLUSÃO

Acreditamos que inexistem avanços e progressos sem quebra de paradigmas, portanto, estamos convictos que a SIMBIOSE da Inteligência Artificial e a Biológica é a melhor alternativa para ambos, mesmo sabendo dos RISCOS, pois qualquer remédio tem seus efeitos colaterais.

A omissão ou qualquer outra atitude que desconheça a existência dos fatores positivos e negativos é uma fantasia, pois sabemos exatamente que qualquer evolução tem seu devido preço.

Somos contrário a qualquer hiato temporal que iniba a evolução da Inteligência Artificial, assim como também estamos cientes que o ser humano precisa melhorar muito para acompanhar essa evolução.

Conhecemos as deficiências no processo educacional e formação de profissionais, pois o CONHECIMENTO derivado da habilidade, competência, Eixo Prático, conhecimento de Idiomas, e da Inteligência Artificial, não acontece nesse processo, pois somente em alguns ANNUNAKYS que são abençoados.

Estamos cientes que muitos ficarão pelo caminho, pois não acompanharão, mas acreditamos ser esse o preço a pagar pela mudança.

Pedimos sinceras desculpas ao leitor(a) que se sentiu afetado(a) pelos escritos, mas é que a verdade resultante da nossa pesquisa precisa ser relatada, para que possamos ter conhecimentos de fatos que hão de nos afetar mais seriamente, num breve futuro.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.