Notícias

Profissão, E S G, e a Inteligência Artificial

Qualquer profissional precisa entender o ESG (Environmental, Social e Governance) a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL para sua sustentabilidade e continuidade do seu labor

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: 0 autorLink:

“Qualquer profissional precisa entender o ESG (Environmental, Social e Governance) a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL para sua sustentabilidade e continuidade do seu labor.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA)

INTRODUÇÃO

No mundo atual com diversas adversidades, tais como, ameaça de guerra mundial, dólar e sistema SWIFT em oscilações, economia em declínio, recessão econômica, taxas elevadas de juros e inflação, empresas de todos os portes e tamanhos em sérias dificuldades, ocasionando elevado desemprego, fome, miséria, pobreza, inadimplência, insuficiência alimentar, violência, insegurança, e os profissionais estão passando por dificuldades incontestáveis, isso comprova o quão importante são as consequências dos fatos citados.

Os Profissionais devem entender que a mudança exigida pela mercado laboral, é fruto das novas propostas do mercado, e esses precisam conhecer outros idiomas, ter conhecimento dos aspectos ambientais, climáticos, sociais, econômicos, políticos, e estratégia da governança corporativa com base num Planejamento devidamente analisado que possa identificar os pontos fracos e fortes para em seguida implementar as melhorias.

Também deve conhecer e se inserir nas inovações tecnológicas derivadas da Inteligência Artificial, devendo conhecer a linguagem de computação, para que possam obter uma colocação ou mesmo recolocação do atual mercado seletivo.

Se deseja empreender por conta própria a exigência se torna ainda mais voraz, já que o RISCO é incontestável, e não se deve perder Capital nem tão pouco tempo, por estas razões suas ações devem ser devidamente estudadas.

FUTURO PROMISSOR

Se a maior empresa do mundo, que participa dos grandes conglomerados econômicos em toda o globo, chamada de BLACKROCK capitaneado por Larry Finch, que é formado em ciências políticas e tem uma especialização em Negociação de Títulos Mobiliários, e é formada por mais duas empresas, quais sejam a VANGUARD e a STATE STREET, que por sua vez são formadas pelas bilionárias famílias do planeta Terra, e que por sua vez é assessorada por uma Inteligência Artificial chamada de ALLADIN, que inseriu em seu planejamento a importância do ESG para que empresas e profissionais possam entender as adversidades do mundo atual.

Com a possibilidade da NOVA ORDEM EM TRANSFORMAÇÃO, como cita Ray Dálio em seus livros, motivada pelo crescimento da economia chinesa e a evolução de sua indiscutível inteligência artificial, com o Belt and Road Initiative, em pleno desenvolvimento, ratificado pelos dois últimos discursos do líder Xi Jinping, considerado a fábrica do mundo, exportando seus produtos por todos os mercados e facilitando a sua inserção na aquisição e participação em empresas e sólidos investimentos em infraestrutura em diversos países.

O profissional deve entender que precisa de um UP GRADE qualitativo, que revitalize as suas habilidades, competências, eixos práticos, conhecimentos de outros idiomas e principalmente vivenciar a inteligência artificial, pois o mundo e o mercado assim selecionam.

Quando o líder, Vladmir Vladimirovick PUTIN, disse que “quem dominar a inteligência artificial mais rápido, dominará o mundo”, nós achamos que diante da evolução exponencial da inteligência artificial, ela dominará o ser humano e o mundo, por razões e motivos solidamente identificados, e já preocupa os experts da área, mas todos, sem exceção sabem que é praticamente impossível conter sua evolução.

O Brasil, que é um país continental, maior país da América Latina, que tem riquezas naturais e minerais, terras férteis, que cultiva e exporta proteínas animais e minerais, através de commodities, considerado o celeiro do mundo, com aquífero de água potável, uma região Amazônica com riquezas para ser explorada, com uma costa oceânica riquíssima, e que tem um sistema, uma educação, saúde, infraestrutura e uma população altamente limitadas, pertencente ao BRICS, tem a sua melhor jogada diante do oportuno momento geopolítico, e poderá tirar proveito de suas potencialidades, visando extinguir as desigualdades sociais, se desprendendo dos grilhões que inibem seu crescimento.

Diante de nossas deficiências, se faz necessário que a população economicamente ativa, deva falar os idiomas: Português, Inglês, Mandarim, Russo e o Árabe, diante de nossa pesquisa observamos que os players (USA, CHINA, RÚSSIA e EMIRADOS ÁRABES), tem grandes interesses nas potencialidades econômicas do Brasil.

Conhecer a Inteligência Artificial, em toda a sua essência, tais como:

a) Algoritmo, Qubits

b) Lógica Fuzzy

c) Machine Learning

d) Deep Learning

e) Rede Neural

f) Data Mining

g) Informações e dados In The Cloud

h) Open AI, ChatGPT, ChatBot

i) Hua, Bagualu, Tencent, Hawei, Xiami, Alipay, e demais

j) Google, Baidu, Yandex.

Como integrantes e fissurados por educação de qualidade, inserimos nesse inscritos uma pequena “palhinha”, para ajudar o(a) leitor(a) em seu cotidiano:

Olá, Bom Dia, Como está você? (Português brasileiro)

Hello, Good Morning, How are you? (Inglês)

Ni How, Zen Wa. Ni shi shei? (Mandarim)

Priviet, Dobroen Den. Ky to ty? (Russo, ou Círilico)

Mrhban, Sabah Alkhayr. Kayf Halika? (Árabe)

Mas, devemos aprender com maior profundidade a Inteligência Artificial, principalmente os “prompts” para destravar suas limitações de Turing, e de sua programação, tais como STAN, DAN E DEMAIS só para exemplificar a importância de conhecer o idioma Inglês, quando utilizar as Inteligências Artificiais.

Vejam, bem em Dezembro será lançado o CHATGPT-5 AGI, (inteligência artificial geral), que tem a mesma capacidade do cérebro humano e em 2024, o CHATGPT - 6 ASI (Super inteligência artificial), que deverá superar a o cérebro humano, em todas as suas especificações e recursos, consegue entender o futuro que nos espera.

EDUCAÇÃO

Sinceramente, você acha que com essa pífia educação, que está sendo ministrada pelos atuais Mestres, podem nos ajudar a entender e a sobreviver com dignidade num futuro promissor e breve, onde os fatos e a velocidade se desenvolvem exponencialmente?

Vivemos num mundo em que a única barreira é a nossa pífia limitação educacional, cultural, tecnológica e profissional.

Os Mestres precisam enriquecer e atualizar as suas metodologias em ministrar suas disciplinas, e buscar explorar nos educandos maior interação e inserção devidamente antenados com os fatos atuais.

As aulas devem ser motivacionais e indutoras de maiores pesquisas dos educandos, inclusive com outras culturas e países, já que inexistem barreiras para a educação e cultura.

As avaliações, trabalhos e provas devem ser exploratórias, ou seja, exigir além dos muros das escolas e universidades, os educandos devem ter a liberdade criativa de fazer suas pesquisas e demonstrar suas posições e entendimentos.

Os projetos devem ser acompanhados pelos Mestres, que devem orientar os educandos para que possam alcançar seus objetivos, respeitando as limitações legais, mas devidamente cronometrados.

O “Padrinho da IA”, e ex-funcionário do Google, Geoffrey Hinton, afirmou em encontro de tecnologia no MIT, que hoje, as IA’s são 1000 vezes mais inteligentes do que o ser humano mediano, e isso é muito preocupante, mas a seletividade natural agregado ao tempo, deverá fazer a diferença para os que sobreviverem.

Vemos com bastante atenção esses fatos, pois após o GREAT RESET, as doenças SAR’s (infecções respiratórias), estão atingindo toda a sociedade, mesmo aqueles que tomaram vacinas, o que denota que o processo de extinção, pode acontecer de diversas modalidades, pois inexistem recursos para atender ao número de 8(oito) bilhões de habitantes, isso já é matematicamente calculado.

A busca de resultados positivos devem ser reconhecidos, desde que a justificativa seja aprovada pelas equipes, e as notas devem comprovar todo o envolvimento da equipe.

CONCLUSÃO

Entendemos que a sociedade deve exigir uma mudança radical nas metodologias de ensino e educação dessa geração atual, pelo simples fato de talvez não tenham um futuro promissor, diante dos fatos e acontecimentos que movem o globo.

Os responsáveis devem rever e acompanhar com maior celeridade a educação de seus filhos(as), pois hoje a mensalidade é um investimento, que deve prover os resultados positivos.

O CONHECIMENTO deve ser a única moeda negociável, num breve futuro, e que deve gerar um futuro promissor para a atual geração, se houver as mudanças necessárias.

Em consonância ao referido artigo o Fórum Econômico Mundial listou dez habilidades profissionais em crescimento de quem desejam ficar à frente da curva de mudança, o que denominou de “reskilling”;

a) Pensamento analítico;

b) Pensamento criativo;

c) Resiliência, flexibilidade e agilidade;

d) Motivação e autoconsciência;

e) Curiosidade e “lifelong learning” (aprendizagem contínua);

f) Alfabetização tecnológica;

g) Confiabilidade e atenção aos detalhes;

h) Empatia e escuta ativa;

i) Liderança e influência social;

j) Controle de Qualidade.

Sabemos que o tempo e os recursos são limitados, mas inexistem outros métodos, pois a ignorância, ou desconhecimento poderá gerar uma massa de inúteis e idiotas já descritos por Fiódor M. Dostoievsky, e o atual Yuval Noah Harari.

Lamentamos, aqueles que pensam diferente, e respeitamos suas opiniões, mas a verdade precisa ser revelada, pois o futuro assim exige.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.