Notícias

Reeleição/2024 - Ações que devem ser aferidas e aplicadas

O mundo atual convive com adversidades de diversas origens, sejam ambientais, climáticas, com Economia em declínio, possível recessão econômica, com taxas elevadas de juros e inflação

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: 0 autorLink:

“A REELEIÇÃO exige a aferição do programa prometido e aplicações de ações racionais, eficientes, com a contenção dos agravos sociais dos eleitores, utilizando um Marketing e a Inteligência Artificial, mas seu adversário sabe dos seus ERROS, muitos trabalham e convivem com você.” (Elenito Elias da Costa)

INTRODUÇÃO

O mundo atual convive com adversidades de diversas origens, sejam ambientais, climáticas, com Economia em declínio, possível recessão econômica, com taxas elevadas de juros e inflação, ocasionando elevação do desemprego, fome, pobreza, miséria, inadimplência, insuficiência alimentar, educação e saúde sem qualidade, péssima infraestrutura, empresas de todos os portes e tamanhos com sérias e difíceis dificuldades financeiras, optando por demitir em massa os colaboradores, muitos Gestores Públicos sentindo a redução dos repasses orçamentários gerando atrasos, deixando a gestão em orquestrar formas racionais de arrecadação e tentando elevar a receita do Erário municipal, mas sabemos que essa luta, deixa sequelas e geram insatisfação.

A busca de redução de CUSTOS e DESPESAS, deve ser elaborada com transparência, controle interno, racionalidade, e justificativas plausíveis que possam ratificar suas ações, e sempre avaliar os setores de cada secretaria buscando estabelecer o resultado positivo da equação CUSTO e BENEFÍCIO, e sempre focando na formação, capacitação e qualificação do ex-colaborador para que possam adentrar no seletivo mercado laboral.

Solicitar dos secretários relatórios avaliativos das atividades e principalmente aferidas com a satisfação da comunidade, interagindo com líderes de associações, ações sociais, sindicatos, comunitários, diretor escolar, ouvir o clamor da comunidade, sobre os problemas e agravos sociais que mais afetam.

Devemos entender que a GESTÃO PÚBLICA representa democraticamente a obediência aos princípios da administração pública, controle da arrecadação, e aplicação lícita e proba dos recursos públicos, mas é sua obrigação ouvir e se justificar junto à comunidade que o elegeu.

Qualquer que seja o RELATÓRIO das Secretarias, é fundamental que sejam ratificados pela liderança das comunidades, pois hoje, diante da velocidade da informação qualquer ação e omissão devem ser avaliados pelos eleitores.

Em períodos que antecedem a ELEIÇÃO ou REELEIÇÃO, ouvir e gerir ações resolutivas junto à COMUNIDADE se torna a cereja do bolo da gestão.

GESTÃO PÚBLICA

O Brasil tem 26 estados, um DF, aproximadamente 5 560 municípios, no caso específico para análise, temos o Estado do Ceará, com 184 municípios, e diversas comunidade e bairros que compõem tais municípios, e é fundamental que o Gestor Público conheça a geopolítica do seu municípios, inclusive seus agravos sociais, suas dificuldades, suas reclamações que exigem ações públicas resolutivas.

Os municípios pertencentes a RMF (Região Metropolitana de Fortaleza), tem fatos que precisam ser elencados e observados para as suas melhorias:

a) Educação sem qualidade;

b) Saúde sem qualidade;

c) Infraestrutura sem qualidade;

d) Desemprego;

e) Violência e Insegurança;

f) Mobilidade e Transporte

g) Entretenimento

h) Capacitar e Qualificar a força Motriz

i) Eventos sociais para Deficientes, Idosos e Jovens

j) Eventos esportivos, turísticos e religiosos

k) Resgatar a cidadania e valores dos jovens

l) Criar instrumentos Tecnológicos gratuitos para todos

m) Inteligência Artificial, velocidade 5G, e mídias locais

n) Criar Jornal ou um ChatBOT para atender munícipes

o) Investir em T I solidamente

p) Idosos e Deficientes devem ter tratamento específico

Aplicar e vivenciar os princípios da administração pública, LIMPE (Legislação, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência), criar um canal de comunicação direta com a publicação mensal dos Demonstrativos Contábeis e Financeiros, além de obedecer a legislação da INTERNET.

Criar Equipe em cada Secretaria que possam desenvolver ações e atitudes sociais junto à comunidade, em todos os aspectos, pois sabemos que os reclames dos líderes comunitários e similares, tem importância plural com a ressonância popular.

No momento atual a GESTÃO PÚBLICA, deve sair de seus gabinetes e palácios e se entrosar junto à comunidade, ouvindo e sentindo os reais agravos sociais, e a simples ação de ouvir e conversas com os munícipes, gera dividendos que irritam seus adversários, mas precisa de ações receptivas e adequadas.

As atividades econômicas locais, precisam ser ouvidas e atendidas em suas perspectivas, e na oportunidade apresentar as melhorias que devem ser implementadas na próxima gestão, buscando, portanto, resgatar a credibilidade política daqueles incrédulos que não acreditavam, por motivos alhures, inclusive pedindo a sua opinião, pois a GESTÃO se perfaz com a comunidade.

TRANSPARÊNCIA

A Gestão Pública precisa ser transparente, quebrar certos paradigmas sociais, abrir as portas das informações para a comunidade, ser transparente em todas as suas ações, mostrar o que foi feito e o que não pode ser feito, mas esclarecendo que buscou atender os princípios e valores que acredita e difunde em toda a sua gestão.

Ouvir os reclames, sobre as necessidades básicas, existentes, e que precisam de soluções, elaborar a solução conjunta com a comunidade, se disponha a resolver mas precisa de apoio e labor da comunidade, lembre-se que o munícipe sente mais orgulho quando participa daquela ação.

Justifique as suas falhas e esclareça detalhadamente o que lhe impediu, seja sincero, honesto, e transparente quando tratar com a comunidade, utilize palavras que sejam de fácil interpretação de conformidade com a limitação educacional e cultural dos munícipes.

Lembre-se o momento exige postura fraterna, humana, resolutiva, demonstra dificuldades e dos problemas, mas está limitado pelos recursos que dispõe, daí vir solicitar um Orçamento Corporativo para a solução do problema.

Todos os munícipes gostam de ser ouvidos em suas tratativas, e ter uma equipe que elabore soluções conjuntas e cooperativas, é no momento uma alternativa oportuna e satisfatória diante da dificuldade existente.

Fazer uma reunião específica por secretaria com todos os profissionais, é uma excelente alternativa, pois quando o Gestor Público comprova e demonstra a sua ação, traz consigo e resgata os valores e princípios daqueles que devem se engajar com a reeleição.

Seja transparente junto aos servidores e similares, garanta a tranquilidade no desenvolvimento de suas atividades laborais, solicite ajuda para que possa continuar a sua Gestão, mas seja lícito e probo.

CONTROLE INTERNO

APRESENTA os demonstrativos contábeis e financeiros de cada Secretaria, procure estabelecer o melhor controle interno e tende ratificá-lo com a satisfação ou não da comunidade, aferindo os resultados e justificando os erros e omissões, pois a gestão participativa, precisa da realidade dos fatos mesmo que sejam negativos.

As planilhas, gráficos e relatórios só tem serventia se forem comparados com os dados passados e ratificados pela comunidade, pois as melhorias precisam ser administradas com um novo PDCA, nova análise SWOT com identificação quantitativa e qualitativa dos pontos fracos e fortes de cada comunidade, junto a cada secretaria.

A busca de aplicar um Orçamento Corporativo e Cooperativo representa uma opção a ser aplicada junto à comunidade, veja bem, quando a execução tem o apoio da comunidade o valor do feito é inestimável.

A responsabilidade do gestor é legal, impessoal, moral, pública, e eficiente, mas se houver apoio social junto à comunidade, poderá trazer mais segurança e servirá de justificativa junto a fatos auditáveis.

A política é a arte de servir a comunidade, ouvindo e trazendo solução para os problemas com solução conjunta, principalmente com a comunidade, gerando dividendos inquestionáveis.

Traga para a mesa de exposição os adversários para que eles possam apontar os ERROS de sua gestão, esse momento é altamente importante, pois convidar seus adversários para avaliar e aferir as ações de sua gestão representa uma ação bastante assertiva, veja bem, manter seu adversário mais próximo é muito saudável.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Os avanços tecnológicos derivados da inteligência artificial, com o tempo de informações utilizados pelas mídias informativas, e a posse de “phone mobile” faz com que o eleitor esteja mais antenado e essa informação transite mais rapidamente.

Manter um canal ou uma mídia informativa das ações do Gestor Público junto a sua comunidade é muito importante, haja vista que os usuários do serviço público, acessam com facilidade essas mídias.

O Gestor Público deve utilizar os avanços tecnológicos para reduzir CUSTOS e DESPESAS, mas para esse objetivo se faz necessário contratar profissionais que possam executar essa atividade assim como adquirir equipamento e sistema próprios para oferecer os serviços utilizando a Internet.

Montar um serviço de capacitação e qualificação profissional junto à comunidade, me parece o mais agradável e satisfatório, tendo em vista a evolução exponencial da Inteligência Artificial.

REELEIÇÃO

A REELEIÇÃO do ano de 2024, é bastante peculiar, pois as adversidades são elevadas, e isso exige que os gestores públicos possam fazer uso mais prático das inovações tecnológicas.

Com um orçamento reduzido, e cortes na folha de pessoal e colaboradores, e a dificuldade na aquisição de equipamentos e sistemas, são fatores atípicos, mas bastante criativos.

Acredito que a REELEIÇÃO exige um Planejamento Estratégico mais antenado com essas inovações tecnológicas, onde já deveria estar à disposição dos usuários todos os serviços públicos.

Apesar da existência do Portal da Transparência e outros sistemas públicos, sabemos que muitos usuários não aferem tais informações e dados, e a Gestão Pública precisa de maior interação do munícipe junto aos serviços públicos.

O instituto da REELEIÇÃO para o ano de 2024, fica seriamente comprometido, no caso em que o Gestor Público não tenha conseguido realizar as promessas de sua gestão anterior, deixando resquícios que podem ser utilizados pelos adversários.

As velhas práticas utilizados pelo Marketing Político, desde a panfletagem, os comícios, os eventos festivos, as passeatas, a distribuição de combustíveis ou qualquer outro material, a contratação de empresas de Marketing, a utilização do Fundo Eleitoral, as doações de pessoas física e jurídicas, as negociatas dantes realizadas, todos precisam ser transparente, e ter a documentação proba e lícita, que satisfaça a legalidade da Prestação de Contas.

Se inexistem recursos que pudessem suprir e atender às promessas da gestão anterior, como entender a origem dos recursos para a REELEIÇÃO?

Mais uma vez advirto, que INEXISTEM SEGREDOS, quando a auditoria dos tribunais utilizam os recursos da Inteligência Artificial.

CONCLUSÃO

LAMENTO a existência de muitos Gestores Públicos que não estão capacitados e qualificados para entender quão grave é a utilização da Inteligência Artificial que podem aferir qualquer indício de transgressão.

O uso da Machine Learning (Máquina aprendendo com outras máquinas) e o Deep Learning (Aprendizagem mais profunda junto às máquinas), ou seja, quaisquer acessórios ou equipamentos eletrônicos utilizados, quer sejam notebook, computadores, telefone celular, câmaras, sigilo telefônico, fiscal, bancário, eletrônico, e demais podem ser utilizados pelas auditorias e perícias, em caso de enriquecimento ilícito, mesmo entre parentes e terceiros.

Lembro que os experts da tecnologia afirmam que, hoje as Inteligências Artificiais são mais inteligentes que o ser humano, e a limitação educacional e cultural do ser humano, contribui consideravelmente para essa afirmativa.

Estamos cientes que muitos Gestores Públicos devem responder por suas práticas atípicas, por achar ou mesmo pensar que certas tratativas ou negociatas estão seguras, lamento isso é ledo engano, e a verdade desses ilícitos hão de vir à tona, e os responsáveis deverão responder de conformidade com a legislação.

Pedimos desculpas ao LEITOR(A), que se sinta afetado pelos escritos, mas a verdade deve ser escrita antes que possa atingir a sua liberdade ou mesmo os seus bens, através dos órgão competentes, pois os exemplos estão facilmente visíveis.

AUTOR: Elenito Elias da Costa, só um pesquisador curioso.