Notícias

Educandos e profissionais precisam da excelência dos professores

No mundo atual, gestores e professores precisam de ações e atitudes excelentes para gerar um profissional qualificado para atender ao selecionado mercado laboral

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: 0 autorLink:

“No mundo atual, gestores e professores precisam de ações e atitudes excelentes para gerar um profissional qualificado para atender ao selecionado mercado laboral.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

INTRODUÇÃO

Estamos vivendo num mundo com economia em declínio, possível recessão econômica, taxas elevadas de juros e inflação, empresas de todos os portes e tamanhos em sérias dificuldades financeiras, elevando o desemprego, gerando fome, pobreza, miséria, inadimplência, insuficiência alimentar, violência e insegurança social, que vitimam a base da pirâmide e compromete o futuro de uma geração.

Em consonância ao agravamento da situação temos uma educação e saúde sem qualidade desejável, e uma infraestrutura que precisa de alterações positivas, ficando a utilização de políticas públicas altamente comprometida, diante do quadro atual e futuro.

Obstante ao fato temos a gula de Capital e de Poder, afetado por consequência da situação da economia, deixando os investidores atabalhoados e inseguros podendo buscar alternativas que podem dificultar a recuperação do nível satisfatório da economia.

Por outro lado, temos os avanços tecnológicos derivados de uma inteligência artificial, que fatalmente muda o mercado laboral em diversos aspectos, fazendo com que o educando ou mesmo profissional, procure a sua melhor capacitação e qualificação para sua colocação ou recolocação do mercado, quer seja empregado formal, ou não e até mesmo optar pelo o empreendedorismo.

Viver em um país continental com diversas potencialidades econômicas, com ideologias sociais respeitadas democraticamente, não garante a sobrevivência das espécies menos favorecidas e o futuro fica comprometido com tantas adversidades.

TEMPO

Entendemos que o tempo, seja exíguo mesmo diante de aprovações de projetos que possam reformular a educação para obtenção da qualidade desejável, por diversas razões, desde a ausência de recursos, até de corpo docente e discente devidamente qualificado para gerar uma educação de qualidade, antenada com a seletividade do mercado.

As disciplinas devem sofrer alterações desde a busca de transferir conhecimentos, que possam formar um profissional com qualidades que atendam ao mercado, devendo focar:

a) Melhor habilidade

b) Melhor Competência

c) Vivenciar Eixo Práticos

d) Aprender outros idiomas (inglês/mandarim)

e) Aprender a viver com a Inteligência Artificial

f) Utilizar sua Inteligência Emocional e Racional para fazer a diferença.

Os educandos precisam entender que o CONHECIMENTO aprendido nas salas de aulas, se equiparam com o que mercado seletivo espera, potencializando a sua colocação ou mesmo recolocação, e esse fato deve nortear essa busca.

O INVESTIMENTO em educação, não deve se consolidar com a sua conclusão, festas, certificados, e sim em CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS que possibilitem um futuro promissor para o investidor, pois de nada adianta seu diploma ou certificação, sem comprovação e utilização do seu know how e expertise junto ao mercado de trabalho.

Os atuais educandos e profissionais, precisam acompanhar essa evolução, sob pena de sofrer as consequências devidas, mesmo sabendo que precisam de recursos e tempo para obter esses CONHECIMENTOS.

PROFESSOR

O corpo docente de qualquer estabelecimento de ensino, de qualquer série, e no caso de graduação ou pós graduação de qualquer curso, precisa de melhoria na sua metodologia de transmitir conhecimentos, quer seja presencial, EAD, ou misto,

O Professor PRECISA ter artigos e livros editados e publicados em diversos sites, ser palestrante, trabalhar em seu ofício para sentir o mercado, falar outros idiomas, ter obrigatoriamente conhecimento da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, e ter um canal para facilitar a qualidade, em caso de inobservância aos itens relatados, poderá pôr em RISCO a credibilidade do estabelecimento de ensino.

As avaliações (provas e trabalhos) devem ter um toque exigível que comprovem conhecimentos de outros idiomas e principalmente a Inteligência Artificial, estabelecendo uma sincronia racional que possa adequar o educando às exigências do mercado atual.

Se os educandos tem a sua disposição a inteligência emocional, a racional e a inteligência artificial, deverá utilizar o seu potencial criativo e inovar no seu projeto de conclusão.

Os responsáveis pelas mensalidades, precisam entender que isso é um INVESTIMENTO, que deve gerar resultado positivo, na excelência do profissional em formação.

No caso de educação pública, o RISCO se eleva, podendo gerar uma geração de idiotas e inúteis, caso as qualidades citadas no parágrafo anterior, não tenham sido atendidas, salvo raras exceções, como transcreve o filósofo da atualidade israelense, Yuval Noah Harari, em seus livros SAPIENS, HOMO DEUS, 21 CITAÇÕES DO SÉCULO XXI, e NOTAS SOBRE A PANDEMIA, e demais experts.

EDUCANDOS

Devemos entender que a escolha do curso, e dos professores, representam uma ação de quem está INVESTINDO para ter um CONHECIMENTO derivado por uma educação de qualidade, pois é de sua responsabilidade buscar os resultados positivos.

Observamos que quando a escolha fica a cargo do Gestor Educacional, não tem gerado a positividade do profissional que o mercado exige, e essa prova está na atual situação de muitos profissionais que tentam sobreviver no atual mercado, portanto essa seletividade na escolha do Professor deve ser avaliado pelo o INVESTIDOR, se comprometendo a seguir uma disciplina ajustada para obter êxito.

Não há dúvidas, que o ensino privado e o público, precisam de mudanças radicais para acompanhar a evolução exigida pelo mercado e pela inteligência artificial, e sabemos que nessa particularidade, ambos devem adotar suas ações e atitudes necessárias.

O resultado da formação de futuros profissionais, deve comprometer seriamente os gastos públicos, já que essa atual geração, muitos não devem acompanhar as exigência do novo mercado, salvo raríssimas exceções.

Se observarmos com critério, as INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS estão vorazmente destruindo diversas atividades laborais mecânicas e repetitivas, exigindo do profissional ainda existente uma maior interação e conhecimentos técnicos e modernos específicos, e isso deverá continuar ainda mais rápido.

Por outro lado, há diversas novas profissões sendo criadas, em sua maioria especialistas, onde significa maior interação com a inteligência artificial.

EMPRESAS

As empresas, micro, pequenas, médias e grandes, tem concorrência de empresas e produtos internacionais, precisando de profissionais poliglotas, e por força do uso das inovações tecnológicas derivadas da inteligência artificial, precisam que esses profissionais tenham conhecimento dessas inovações.

Muitas empresas estão buscando utilizar essas inovações tecnológicas para reduzir seus custos e despesas, e gerando maior produtividade e qualidade do produto, mas se esquecem que a grande massa de demissões realizadas, podem comprometer os resultados positivos do seu mercado.

Nessa oportunidade é fundamental que o entendimento sobre o livro O CAPITAL de Karl Marx, os livros de Thomaz Piketty, e principalmente os livros de Ray Dálio, que trata da Nova Ordem em Transformação, no mercado geopolítico, precisam de um PDCA estratégico e uma análise SWOT que identifiquem com maior celeridade os pontos fracos e fortes do seu planejamento.

Sermos o “celeiro do mundo” não garante o atendimento total do mercado interno, já que essa produção tem foco no mercado externo, por motivos diversos.

O momento é altamente OPORTUNO para o Brasil, mas se faz necessário que haja uma sincronia racional entre Governo, Empresas e Profissionais, mesmo carregando nas costas o ônus temporário da geração “que nem estuda e nem trabalha”, mas respira e ocupa um lugar no espaço, e que poderá ser afetada pela SAR’s ou outras moléstias.

Nessa variável atual e existente, a sociedade brasileira vive sob diversos fatos e acontecimentos que afetam a sua normalidade, mas todos sabem que precisam mudar o mais rápido possível para poder se adequar às exigência desse mercado, principalmente a classe mais favorecida que se acostumou com o dinheiro fácil, derivado das aplicações e investimentos do mercado volátil e oscilante com resultados duvidosos.

CONCLUSÃO

No momento atual do mundo que estamos vivenciando, é fundamental acreditar que Governo, Empresas, Bancos e Sociedade em geral, formem um pacto social que possa agregar valor na busca de um up grade qualitativo a ser aplicado com recursos financeiros, materiais, equipamentos e profissionais diferenciados que possam aglutinar CONHECIMENTOS junto a educandos e profissionais, que já demonstra precisar desse fator agregativo.

Inexiste outra alternativa, já que o hiato temporal é bastante curto, e para que possamos ter uma geração que não seja excluída do atual sistema.

E quiçá possa gerar fatores que sejam transmitidos para as gerações futuras sob risco de extinção, eis uma verdade indiscutível e inegociável.

Pedimos desculpas ao leitor(a), caso tenha sido tocado(a) pelos escritos, mas é que a verdade dos fatos precisam ser escritas, para que tenhamos a real importância do procedimento de mudança que já está em atraso.

Lamentamos profundamente, que essa geração que não teve a oportunidade de acompanhar essa evolução, por motivos alhures e que participaram de estatísticas gráficas depreciativas.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.